Terapia, eu?

Home Artigo Terapia, eu?

Terapia, eu?
Muitas pessoas ainda se assustam quando ouvem dizer que precisam fazer terapia ou são aconselhadas a procurar um psicoterapeuta para fazer análise. Como Psicanalista há mais de quinze anos, vejo hoje mais do que nunca a necessidade de todos nós como pessoas buscarmos apoio profissional para nos auxiliar nessa jornada que é a vida. Como tem sido a sua vida nesse exato momento? Como você tem reagido às mudanças ocorridas devido ao progresso, avanço tecnológico, alterações nos padrões comportamentais e sociais, familiares e até mesmo espirituais?

Como você lida com as memórias enraizadas no seu inconsciente e que de forma determinante guiam suas ações e reações sem que até você mesmo tenha consciência?
“A psicanálise é a arte de ajudar pessoas a nascerem de si mesmas.”
Em outras palavras, é levar as pessoas se tornarem quem realmente elas nasceram para ser. E quando através do processo psicanalítico o individuo começa a se conhecer, a falar do que mais o incomoda e a ter uma visão clara de que deseja mudar então essa pessoa está pronta para conquistar tudo aquilo que havia deixado pra trás, por medo, insegurança, traumas ou complexos. O papel do psicanalista é de equilibrar e tornar mais clara a relação do “eu” interior do paciente com seus questionamentos internos e com os problemas do mundo através da livre associação. O profissional que segue esta linha teórica é chamado Psicanalista. Psicanálise é um método desenvolvido pelo médico neurologista alemão Sigmund Freud, para tratar de distúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente.
Quando se deve procurar um psicanalista?
Há quem procure o Psicanalista porque está se achando “desajustado” ou porque tem algum problema mental. Mas na realidade esse profissional lida com casos em que a pessoa precisa encontrar um rumo para suas vidas, rumo esse que se encontra justamente dentro de cada um, e é por isso que o psicanalista, não diz o que você deve fazer mas sim te da diretrizes, sinalizações de como você pode encontrar esse rumo ou caminho de volta para a vida que tanto deseja viver e que alguma forma possa ter ficado presa em alguma parte do seu passado, provocando os sintomas que tanto te ferem, te isolam e muitas vezes te paralizam.

Quando Devo Procurar um Psicanalista?
Como eu disse no inicio, todos nos podemos e precisamos fazer análise para nos aliviarmos do peso nos sobrecarrega. Mas existe momentos em que você deve prestar mais atenção aos sintomas que te incomoda e assim então procurar um profissional, um psicanalista que possa te ajudar a seguir de modo mais suave. E quais são esses momentos?
Quando você perceber que está passando por:
• Ansiedade
• Medos
• Depressão
• Rompimento de relacionamentos
• Sentimento de abandono
• Complexos
• Luto
• Desmotivação recorrente
• Pensamentos suicidas entre outros.

Desde Freud até hoje, a psicanálise segue se reinventando: a cada novo paciente, precisa ser revista, reformulada – reescrita. Pois as pessoas guardam dentro de si uma riqueza muito grande de detalhes. São todas, de uma forma bela, completamente diferentes umas das outras. São únicas e por isso precisam de tratamento personalizado, que se conecta com o seu eu interior.cada paciente é único,embora a psicanálise seja prática e uma teoria, ela trata cada indivíduo respeitando a sua identidade e personalidade.
Espera que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer suas duvidas e te ajudar a tomar a maior decisão de sua vida que é cuidar de si mesmo(a).
Caso deseje maiores detalhes, ou informação de como agendar sua consulta, entre em contato através do formulário abaixo ou um de nossos telefones. Teremos imenso prazer em fazer parte da sua construção de uma nova vida.
Você também pode saber mais sobre esse e outros assuntos, seguindo nossas redes sociais.
Um abraço carinhoso,
Ely Borges – Psicanalista Clínico, especialista em Programação Neurolinguistica, Hipnólogo Clínico, Hipnólogo condicionativo, Analista de Perfil Comportamental e Terapeuta de Regressão de memórias.
(27) 3013-7700 / 99931-7787

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *