Bem vindo ao Instituto de Desenvolvimento Auto Imagem
Ligue
(27) 9.9931-7787
O primeiro passo para sair de relacionamento tóxico é reconhecer que se esta em um. E isto pode ser muito mais difícil do que parece.
Não há nenhum ganho em viver uma relação que gera angustia, medo, sofrimento, amargura e solidão. Viver um relacionamento tóxico destrói sua autoestima e pode deturpar sua visão sobre as relações.
É importante ter em mente que um relacionamento tóxico pode existir, mesmo sem agressão física. Em geral a parte manipuladora detém o controle e tem um comportamento abusivo típico, mantendo um circulo vicioso que oscila entre agradar e destruir o seu alvo. Apesar dos momentos ruins, os momentos bons muitas vezes mascaram o real estado da relação, fazendo com que muitas pessoas não reconheçam os sinais de que os limites foram ultrapassados.
Taquicardia, medo, sensação de impotência, falta de energia, estado de tensão constante,sensação de que é só uma fase… Essas são apenas a ponta de um a
Grande iceberg que precisa ser encarado.
Para pensar com clareza sobre a relação e sobre a possibilidade de sair dela, é preciso evitar algumas armadilhas mentais: acreditar que ficar sozinho é sinal de fracasso;vergonha do que os outros vão dizer; alimentar o medo do enfrentamento; acreditar que tudo vai mudar, mesmo sem qualquer sombra de que isso de fato vá acontecer.
A terapia de casal ou familiar pode ajudar na reconciliação e no estabelecimento de novas bases para que a relação volte a um nível saudável. Porém, em alguns casos, não há mais relação a ser salva e só o que se deseja é sair dela. Nesse estagio, o mais recomendado é a terapia individual onde você será ajudado a compreender como a relação tóxica se estabeleceu, trabalhar o autoperdão, restabelecimento da autoestima e a ressignificação do que é uma relação prazerosa e saudável. Estas mudanças não serão instantâneas, mas farão com que você sinta coragem e liberdade para tomar a decisão de reconstruir sua felicidade.
Você merece ser feliz independente de estar num relacionamento ou não.
Conte comigo!